
Com Maria, somos chamados a escutar, confiar e dizer “sim” ao projeto de Deus
Por Pascom/Capuchinhos
O IV Domingo do Advento conduz a comunidade cristã aos últimos passos do caminho de preparação para o Natal. Às vésperas do nascimento do Salvador, a liturgia convida os fiéis a intensificarem a escuta, a confiança e a acolhida do mistério de Deus que se faz carne. É o tempo da expectativa plena, marcada pela proximidade imediata do Natal do Senhor.
Neste domingo, a Palavra de Deus coloca em destaque a figura de Maria, mulher do “sim”, que acolhe com fé e disponibilidade o projeto de Deus. Nela, a Igreja contempla o modelo perfeito de espera confiante e obediente, aprendendo que preparar o coração é abrir espaço para que Cristo venha habitar em nossa vida e em nossas famílias.
Acende-se neste dia a quarta vela da Coroa do Advento, completando o círculo de luz que simboliza a plenitude da esperança cristã. Com todas as velas acesas, a Coroa anuncia que a noite está prestes a ser vencida e que a luz verdadeira, que é Cristo, está para brilhar no mundo.
No Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca (RJ), a quarta vela do Advento será acesa em todas as celebrações do domingo, reforçando o sentido comunitário desta reta final de preparação para o Natal. As Missas serão celebradas nos seguintes horários: 7h, 8h30, 11h30, 17h e 18h30.
O Advento chega, assim, à sua culminância como um tempo de silêncio interior, confiança e entrega. Após a vigilância, a conversão e a alegria, somos chamados agora a acolher o Senhor que vem, certos de que Deus cumpre suas promessas e permanece fiel ao seu povo.
O tema central do IV Domingo do Advento é a acolhida confiante do Salvador. A espiritualidade própria deste momento pode ser resumida em três atitudes essenciais: escutar, confiar e acolher.
É um convite a viver os últimos dias do Advento com o coração aberto e disponível, preparando-se para celebrar, com fé renovada, o nascimento de Jesus, o Emanuel, Deus conosco.
