Ao acender a segunda vela da Coroa do Advento, renovamos o compromisso de endireitar os caminhos para acolher Jesus.
Por Pascom Capuchinhos
O Segundo Domingo do Advento dá continuidade ao caminho de preparação espiritual para o Natal e aprofunda o convite à conversão.
Após iniciarmos o Ano Litúrgico e despertarmos para a vigilância, a liturgia deste domingo insiste para que os fiéis preparem concretamente o coração para acolher Jesus, lembrando tanto a vinda histórica do Senhor, cujo nascimento celebramos no Natal, quanto Sua vinda gloriosa no fim dos tempos. Somos chamados a endireitar os caminhos, remover os obstáculos interiores e permanecer atentos aos sinais de Deus na história.
Neste dia acende-se a segunda vela roxa da Coroa do Advento, sinal de que a luz de Cristo vai crescendo em meio à nossa escuridão. Ela expressa a esperança que se fortalece e o compromisso de uma caminhada espiritual mais séria e fiel.
O Advento continua sendo muito mais do que uma simples contagem regressiva para o Natal: é um tempo favorável para a renovação interior, para deixar para trás o que dispersa e enfraquece a fé e para acolher com humildade o Senhor que vem ao nosso encontro.
O tema central deste domingo é a conversão, expressa no apelo: “Preparai o caminho do Senhor”. A espiritualidade própria deste momento do Advento pode ser resumida em três atitudes essenciais: ouvir, converter-se e caminhar.
É um convite a seguir adiante com o coração disponível, em processo de mudança, deixando-se iluminar cada vez mais pela presença de Cristo, nossa esperança.

