
Uma proposta de evangelização que integra oração e vida, promovendo paz interior, amadurecimento espiritual e vivência das virtudes de Jesus
Emilton Rocha
Uma nova turma das Oficinas de Oração e Vida (TOV) terá início no dia 24 de fevereiro, das 18h30 às 20h30. Serão 15 sessões — uma por semana — no Santuário Basílica de São Sebastião (no salão ao lado da Secretaria), à Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca. As inscrições podem ser feitas no dia 24 de fevereiro ou também pelo WhatsApp (21) 98360-6854 (celular da guia Renata Roberg).
As Oficinas de Oração e Vida (TOV) constituem um serviço singular no âmbito da Igreja, ao propor um modelo inovador de evangelização. A iniciativa conduz os fiéis a uma jornada prática de oração, desenvolvida de forma organizada, variada e progressiva, desde os primeiros passos até as profundezas da contemplação.
Ao integrar a oração à vida de maneira tão particular, alcança-se uma dimensão profundamente humanizante, que leva o participante “do encanto de Deus ao encanto da vida”. A expressão, de Frei Ignacio Larrañaga, sintetiza o itinerário transformador vivenciado por cada oficinista ao longo das sessões.
De forma sutil, quase imperceptível, os participantes passam a se libertar de tristezas e angústias, a curar feridas da vida e a dissipar complexos de culpa, sentimentos de insegurança e inferioridade. Assim, redescobrem a estabilidade emocional e a verdadeira alegria de viver.
Passo a passo, são conduzidos a um processo de transformação pessoal, em sintonia com os ensinamentos cristãos. Deixam para trás traços negativos e passam a incorporar as virtudes de Jesus — paciência, humildade, mansidão, amor e fortaleza. Diante de cada nova circunstância, a pergunta que passa a orientar suas decisões é: “O que Jesus faria em meu lugar?”
Ao longo das sessões, o oficinista é convidado a refletir profundamente à luz da Palavra, das mensagens evangélicas, das orações e da análise da própria vida. Nesse contexto, é conduzido, com serenidade, a uma transformação de vida. Não se trata de uma conversão imediata, mas de um processo lento e evolutivo, desenvolvido ao longo de quatro meses, com a credibilidade e a garantia das TOV confirmadas pelos genuínos testemunhos de seus participantes.
Quem já realizou a Oficina de Oração e Vida relata que “viver a Oficina foi essencial para o desenvolvimento de sua vida cristã e me fez ter um relacionamento pessoal com o Senhor, e hoje vivo mais tranquilo e tenho paz”. Relata, ainda, que descobriu modalidades reconfortantes de oração, evoluindo no amor de Cristo.

Encontros Semanais para Aprofundamento Espiritual e Interioridade
As Oficinas de Oração e Vida são iniciativas voltadas ao aprofundamento da vida espiritual e ao fortalecimento de uma relação mais íntima e pessoal com Deus. Fundadas por Frei Ignacio Larrañaga, distinguem-se por apresentar um método de oração essencialmente prático e vivencial, que convida os participantes a experimentar diferentes caminhos de interioridade.
Ao longo das oficinas, propõe-se a vivência de variadas formas de oração e meditação, que abrangem desde a leitura orante da Bíblia até momentos de contemplação em silêncio. Essa proposta também favorece o autoconhecimento e a busca por paz interior, auxiliando cada participante a lidar com os desafios do cotidiano com maior serenidade, equilíbrio e confiança.
Além disso, as oficinas estimulam a vivência concreta do amor e da solidariedade, contribuindo para processos de transformação pessoal e comunitária. Realizados em encontros semanais, os momentos são conduzidos por facilitadores capacitados, que acompanham os participantes em sua caminhada espiritual, oferecendo um ambiente acolhedor e propício à partilha.
