
A confecção das vestes litúrgicas papais é confiada à histórica alfaiataria Gammarelli, localizada perto do Panteão, no coração da Cidade Eterna
Por Almudena Martínez-Bordiú / Catholic News Agency
Embora a “moda papal”, meticulosamente elaborada até nos mínimos detalhes, tenha evoluído ao longo do tempo, as vestimentas dos papas ainda carregam um simbolismo profundo que continua a atrair a atenção de muitos.
Prova disso é a recente inclusão do Papa Leão XIV entre as 55 pessoas mais bem vestidas de 2025 pela revista Vogue, uma das publicações de moda e beleza mais prestigiadas e reconhecidas do mundo.
O Papa Leão XIV compartilha essa distinção com atletas, atores, cantores, políticos e modelos, incluindo Rosalía, Rihanna, Bad Bunny, a atriz Jennifer Lawrence e a tenista Venus Williams.

A revista americana, fundada em 1892, destaca em seu ranking anual que Leão XIV rompeu “com o gosto modesto de seu antecessor”, o Papa Francisco, preservando “o legado papal de vestes litúrgicas impecavelmente confeccionadas”.
Como o “melhor look de 2025”, a revista cita sua primeira aparição como papa em 8 de maio na galeria central da Basílica de São Pedro, vestindo uma mozeta de cetim vermelho e uma estola cor de vinho, bordada em ouro e com uma cruz peitoral presa por um cordão de seda dourada.
A mozeta é uma capa que chega até o cotovelo, cai sobre os ombros e é usada sobre o roquete como sinal de autoridade, enquanto a casula é a vestimenta litúrgica externa usada sobre a alva e a estola, e sua cor varia de acordo com o tempo litúrgico. Historicamente, a vestimenta litúrgica representa o “jugo de Cristo” e é um símbolo de caridade.
O Papa Francisco optou por não usar essas vestes após sua eleição em 2013, um gesto de simplicidade que marcou seu pontificado e foi reconhecido na época pela revista Esquire, que também o incluiu em sua lista de “homens mais bem vestidos”, destacando seu estilo discreto.
O italiano Filippo Sorcinelli se consolidou como um dos principais estilistas para os papas recentes, a começar por Bento XVI. Além disso, a confecção das vestes litúrgicas papais é confiada à histórica alfaiataria Gammarelli, localizada perto do Panteão, no coração da Cidade Eterna.
Esta reportagem foi publicada originalmente pela ACI Prensa, parceira da CNA em notícias em espanhol. Foi traduzida e adaptada pela CNA.