Por que Nossa Senhora da Conceição virou Aparecida?

Fotos: Thiago Leon

Padre Camilo Júnior, C.Ss.R. explica quando o título de Nossa Senhora da Conceição passou a se chamar Aparecida e deu origem a outra devoção mariana

Por Beatriz Nery / A12 Redação

devoção brasileira a Nossa Senhora Aparecida nasceu dentro da tradição à Imaculada Conceição. Antes de ser conhecida como “Aparecida”, a Virgem já era honrada  por esse dogma, que afirma que Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. A mudança de nome e de identidade popular aconteceu no Brasil, após o encontro da Imagem pelos pescadores.

O Missionário Redentorista, Padre Luiz Camilo Júnior, explica em cinco pontos, por quais motivos Nossa Senhora da Conceição se tornou Aparecida.

Assista ao vídeo com a reflexão e aprenda mais abaixo:

1. Nossa Senhora da Conceição foi proclamada Padroeira de Portugal em 1646, pelo imperador Dom João IV.

O mesmo imperador havia publicado um decreto para que em todas as colônias de Portugal houvessem imagens dedicadas à Nossa Senhora da Conceição. Por isso, no Brasil Colônia, foram produzidas muitas imagens de Nossa Senhora da Conceição para estarem nas igrejas e também nos oratórios das casas.

2. Em 1717, os pescadores, ao lançarem as redes nas águas do Rio Paraíba do Sul, encontraram uma imagem quebrada. Primeiro houve a pesca do corpo e depois da cabeça, e, ao unirem as duas partes, viram que era a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Por isso, a imagem foi chamada de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou seja, aparecida das águas pelas redes dos três pescadores.

3. Aparecida, no início, era um adjetivo à imagem de Nossa Senhora da Conceição, pela forma como ela foi encontradaCom o passar do tempo, Aparecida passou a ser substantivo, ou seja, nome próprio, fazendo assim a separação entre a devoção da imagem de Nossa Senhora da Conceição e a devoção da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

4. Em 1750, a imagem de Nossa Senhora Aparecida recebeu um manto, que era de cor carmesim (vermelho). O Manto foi colocado para esconder um pouco as marcas da imagem que tinha sido encontrada quebrada. Assim, o manto trouxe ainda mais a diferenciação entre a imagem de Nossa Senhora da Conceição e a devoção à Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

5. Em 1868, a Princesa Isabel, em sua primeira visita a Aparecida, doou para Nossa Senhora um manto ornado com 21 brilhantes, representando na época, as 20 províncias do império mais a capital. Desde então, o manto de cor azul passou a ser o manto oficial da Imagem. Assim, a devoção à Nossa Senhora Aparecida ganhou uma identidade própria.

Artigo anteriorDiaconato feminino: uma comissão do Vaticano fecha a porta por enquanto
Próximo artigoSanto do dia 8 de dezembro: Imaculada Conceição de Maria