
Beatificado em 1999, São Padre Pio foi canonizado em 16 de junho de 2002 pelo falecido papa São João Paulo II. Ele é conhecido entre os católicos como São Pio de Pietrelcina. Mais de 500.000 pessoas compareceram à sua canonização.
Por Alyssa Murphy / Catholic News Agency
Um dos santos católicos mais populares do século XX, São Pio de Pietrelcina, comumente conhecido como Padre Pio, foi um frade franciscano capuchinho, sacerdote e místico. Seu túmulo pode ser encontrado no Santuário de Santa Maria Nossa Senhora das Graças, em San Giovanni Rotondo, Itália.
Padre Pio é conhecido por sua profunda sabedoria sobre oração e paz, seus estigmas, relatos milagrosos de sua bilocação, de ter sido fisicamente atacado pelo diabo e de ter dominado a vida espiritual.
Enquanto a Igreja celebra sua festa em 23 de setembro, aqui estão 13 fatos sobre a vida e a fé de São Pio.
1. Padre Pio tinha apenas 5 anos quando expressou um forte desejo de servir a Deus
Nascido Francesco Forgione em 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, Itália, serviu como coroinha na paróquia local. Aos 5 anos de idade, consagrou-se a Jesus. Aos 10 anos, sua família se interessou por ele e começou a pensar em como se tornar um frade capuchinho.
2. Padre Pio tinha apenas 15 anos quando ingressou nos Frades Menores Capuchinhos como noviço
Ainda adolescente, Francesco recebeu o nome de Pio ou Pio ao ingressar como noviço. Professou seus votos solenes três anos depois. Acostumado a sofrer em meio à saúde frágil durante grande parte de seus estudos, foi ordenado sacerdote em 1910. Subiu as montanhas do Gargano até o convento rural nos arredores de San Giovanni Rotondo em 1916. Permaneceu lá por mais de 50 anos, até sua morte em 23 de setembro de 1968.
3. São Pio recebeu as feridas visíveis de Cristo, conhecidas como estigmas, assim como São Francisco de Assis
Em 20 de setembro de 1918, Padre Pio recebeu os estigmas enquanto rezava em uma igreja. As feridas permaneceram visíveis em seu corpo pelo resto da vida. As feridas estavam nas mãos, nos pés e no flanco, correspondendo às feridas sofridas por Jesus durante sua crucificação.
4. O sangue de seus estigmas cheirava a perfume floral
Conhecido como o “odor da santidade”, o sangue que saía das feridas do Padre Pio teria um cheiro de perfume ou um aroma floral. Essa característica também foi demonstrada por outros santos que manifestaram marcas de estigmas.
5. Padre Pio ouvia confissões de 12 a 15 horas por dia
Ao ouvir confissões, o santo cheirava flores enquanto os pecados eram confessados. Alguns penitentes esperavam duas semanas só para visitá-lo no confessionário. Padre Pio também conseguia ler o coração dos penitentes, lembrando-os dos pecados esquecidos ou omitidos.
O santo disse certa vez: “A confissão é o banho da alma. Você deve ir pelo menos uma vez por semana. Não quero que as almas fiquem longe da confissão por mais de uma semana. Até um quarto limpo e desocupado acumula poeira; volte depois de uma semana e verá que precisa ser espanado novamente!”
6. Padre Pio sofria ataques do diabo constantemente
Desde muito jovem, Padre Pio foi abençoado com visões celestiais, mas também passou por guerras espirituais, incluindo ataques do diabo.
Em um livro escrito pelo Padre Gabriele Amorth sobre Padre Pio, o famoso exorcista de Roma disse: “A grande e constante luta na vida do santo era contra os inimigos de Deus e das almas, aqueles demônios que procuravam capturar sua alma”.
Amorth continuou: “O diabo lhe apareceu sob muitas formas diferentes: como um grande gato preto, selvagem e ameaçador, ou como um animal repulsivo, com a clara intenção de assustá-lo; sob a aparência de jovens nuas e provocantes que dançavam danças obscenas, obviamente para testar a castidade do jovem padre. No entanto, a pior era quando o diabo assumia a aparência de seu diretor espiritual, ou se apresentava como Jesus, a Virgem Maria ou São Francisco.”
7. Ele tinha o dom da bilocação, o que significa que ele podia estar em mais de um lugar ao mesmo tempo
Diversos relatos de testemunhas oculares atestam a capacidade do Padre Pio de estar em vários lugares ao mesmo tempo. Outros frades lembram-se de vê-lo rezando do lado de fora, mesmo sabendo que ele ainda estava em seu quarto. Alguns relatos vêm de outras pessoas que afirmam tê-lo visto em diferentes continentes ao redor do mundo.
Quanto a como Padre Pio vivenciou tais feitos, o mais perto que ele chegou de uma explicação para a bilocação foi dizer que ela ocorria “por uma extensão de sua personalidade”.
8. A visão de um “frade voador” impediu que aviões de guerra bombardeassem a cidade do Padre Pio durante a Segunda Guerra Mundial
Entre os casos mais notáveis de bilocação documentados está a aparição do Padre Pio no ar sobre San Giovanni Rotondo durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto o sul da Itália permanecia em poder dos nazistas, bombardeiros americanos receberam a tarefa de atacar a cidade de San Giovanni Rotondo. No entanto, quando eles apareceram sobre a cidade e se prepararam para descarregar suas munições, um frade de túnica marrom apareceu diante de sua aeronave. Todas as tentativas de lançar as bombas falharam. Dessa forma, o Padre Pio manteve sua promessa aos cidadãos de que sua cidade seria poupada. Mais tarde, quando uma base aérea americana foi estabelecida em Foggia, a poucos quilômetros de distância, um dos pilotos do incidente visitou o convento e encontrou, para sua surpresa, o frade que ele tinha visto no ar naquele dia sobre San Giovanni.
9. Antes de morrer aos 81 anos, todas as suas feridas sararam sem deixar cicatrizes, exatamente como ele havia previsto que aconteceriam 50 anos antes
Um médico que estava presente no momento da morte e examinou o corpo do santo, observando que as feridas dos estigmas estavam completamente curadas, sem qualquer vestígio ou cicatriz. O corpo do Padre Pio foi colocado em um caixão na igreja do mosteiro para que os peregrinos pudessem visitá-lo e rezar.
10. Os peregrinos podem visitar os aposentos onde viveu o Padre Pio
Todas as celas onde o Padre Pio viveu na Itália foram equipadas com móveis antigos para que pareçam exatamente como eram no início do século XX. Cada local também possui um pequeno museu com relíquias e artefatos de sua vida.
11. Muitos milagres foram atribuídos ao Padre Pio
Vários milagres foram atribuídos à intercessão da santa, incluindo a história de Gemma di Giorgio, uma menina que visitou o Padre Pio. Nascida cega e sem pupilas em nenhum dos olhos, ela milagrosamente recuperou a visão após visitá-lo. Um fator verdadeiramente milagroso em sua cura foi que, embora pudesse enxergar, ainda lhe faltavam pupilas. Outro milagre foi relatado na EWTN .
12. Ele fundou um hospital
Vivendo uma vida de sofrimento, dificultada pela dor física e pela doença, Padre Pio conseguiu construir um hospital com a ajuda de generosos patrocinadores. A Casa Sollievo della Sofferenza, que significa “Lar para o Alívio do Sofrimento”, foi inaugurada em 5 de maio de 1956. O hospital fica no topo de uma colina com vista para San Giovanni Rotondo. Começando com apenas 250 leitos e equipamentos suficientes, o hospital agora é conhecido por suas instalações e serviços de última geração.
13. Mesmo antes de sua morte em 23 de setembro de 1968, Padre Pio teria passado seus últimos momentos em oração
Beatificado em 1999, São Padre Pio foi canonizado em 16 de junho de 2002 pelo falecido papa São João Paulo II. Ele é conhecido entre os católicos como São Pio de Pietrelcina. Mais de 500.000 pessoas compareceram à sua canonização.
O vídeo abaixo mostra São Pio celebrando a missa um dia antes de sua morte: