
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, do Círio de Nazaré de Belém (PA), já fez 532 visitas das 721 previstas para este ano de 2025. Segundo os responsáveis, este número ainda pode mudar até o fim do ano.
Natalia Zimbrão / ACI Digital
Por dia, a equipe responsável cumpre, em média, 13 a 14 visitas, começando às 6h30 e encerrando por volta das 21h30.
Além de Belém e região metropolitana, a imagem peregrina também está presente em diversos municípios do Pará que celebram o círio, como: Barcarena, Castanhal, Capitão Poço, Paragominas, Tailândia, Tomé-Açu, Capanema, Concórdia, Cotijuba, Curuçá, Itaituba, Parauapebas, Portel, Rurópolis, Santarém e Tracuateua.
A imagem também visitou diferentes cidades de outros estados do Brasil. Entre elas estão Fortaleza (CE), Brasília (DF), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
As visitas da imagem peregrina são vistas como momento de oração, encontro e preparação espiritual para o Círio de Nazaré, que acontece anualmente no segundo domingo de outubro, este ano, dia 12.
“O mais bonito nesse trabalho é perceber que cada visita é um encontro único”, disse o responsável pela organização da agenda de visitas da imagem peregrina, João Paulo Mendes. “A emoção das famílias, o brilho nos olhos das crianças e a devoção dos idosos nos lembra diariamente que a imagem peregrina leva muito mais que uma presença simbólica: ela leva esperança, fé e consolo para todos que a recebem”, completou.