Igreja celebra Cristo Rei encerrando o Ano Litúrgico

adobestock: Renáta Sedmáková

Celebrar Cristo Rei é também agradecer por tudo o que foi vivido durante o Ano Litúrgico.

Rafael Gurgel / A12 Redação

Neste dia 23 de novembro a Igreja Católica celebra com alegria a Solenidade de Cristo Rei do Universo, momento que marca o encerramento do Ano Litúrgico, para renovar a fé no senhorio de Jesus Cristo sobre toda a criação.

A festa de Cristo Rei surgiu em um momento de crise humanitária. Após a Primeira Guerra Mundial, o mundo via crescer regimes que negavam a fé cristã, momento este em que o Papa Pio XI instaurou a data para afirmar que o verdadeiro caminho para restaurar a paz e a justiça é o reconhecimento da realeza de Cristo sobre o mundo.

Um Rei diferente de todos os outros

O Reino de Jesus é muito diferente dos reinos do mundo. Ele não reina com poder, armas ou riquezas, mas com amor, serviço e humildade. Jesus é o Rei que lava os pés dos discípulos e entrega a vida na cruz.

Nos Evangelhos que a Igreja lê nesta Solenidade, são apresentados diferentes rostos do Reino de Deus:

• No Segundo Livro de Samuel, o povo unge Davi como rei, sinal de uma aliança e de um reinado que prefigura o de Cristo, o verdadeiro Pastor.

• Na Carta aos Colossenses, São Paulo revela que Cristo é o centro de toda a criação, o Rei que reconcilia o mundo e traz a paz pela cruz.

• No Evangelho de Lucas, Jesus é reconhecido como Rei na cruz, quando promete ao bom ladrão o Paraíso um reinado de misericórdia e salvação.

Cristo, o centro de toda a caminhada

Celebrar Cristo Rei é também agradecer por tudo o que foi vivido durante o Ano Litúrgico. Desde o tempo do Advento até agora, a trama litúrgica tem o intuito de abordar toda a vida de Jesus Cristo. A celebração de Cristo Rei é um convite para deixar Jesus reinar em nosso ser, em nossas famílias e comunidades.

Ao terminar o Ano Litúrgico, a Igreja proclama com alegria: Tudo vem Dele e tudo se volta para Ele!

.:. 8 ensinamentos de Dom Orlando Brandes para a Festa de Cristo Rei

Artigo anteriorSanto do dia 23 de novembro: São Clemente I
Próximo artigoSanto do dia 24 de novembro: Santo André Dung-Lac e Companheiros