Dom Orani celebra a criação do Vicariato Tijuca e empossa o Cônego Valtemario Frazão como Vigário Episcopal

Cônego Valtemario Frazão, já empossado, faz o seu agradecimento. | Fotos: Emilton Rocha

Com a criação do Vicariato Tijuca, a Arquidiocese do Rio dá um novo passo em sua caminhada missionária, reafirmando o compromisso de uma Igreja mais próxima, dinâmica e fraterna, sob a condução do Cônego Valtemário Frazão.

Emilton Rocha / Pascom Capuchinhos

Em celebração solene presidida por Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, na noite de 31 de outubro, na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, foi oficialmente criado o Vicariato Episcopal Tijuca, nova porção pastoral da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

O novo Vicariato nasce como expressão concreta do desejo da Arquidiocese de aprofundar a presença da Igreja nas realidades locais, promovendo uma ação evangelizadora mais próxima, dinâmica e fraterna. Reunindo vinte e três paróquias, organizadas em três foranias, o Vicariato abrangerá os bairros da Tijuca, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú, Maracanã, Alto da Boa Vista e Aldeia Campista, regiões marcadas por intensa vida paroquial e profunda tradição de fé.

Para conduzir esta nova etapa da missão arquidiocesana, o Cardeal Arcebispo nomeou o Cônego Valtemário Frazão como Vigário Episcopal do Vicariato Tijuca, confiando-lhe a missão de animar, coordenar e fortalecer a comunhão entre as comunidades locais. Durante a homilia, Dom Orani ressaltou que “o Vicariato Tijuca nasce do desejo de que a Igreja esteja cada vez mais próxima do seu povo, atenta às suas realidades e fiel à missão de anunciar o Evangelho com renovado ardor”.

— É uma grande honra poder assumir esta missão, que também representa um grande desafio. Aceito-a com boa vontade, entusiasmo e, sobretudo, em obediência ao nosso Arcebispo. Quero dedicar uma atenção especial a esta região da cidade, que, com a criação do novo vicariato, exige de nós um renovado empenho no fortalecimento do cuidado pastoral — disse ele, enquanto era cumprimentado por dezenas de pessoas à porta da igreja.

Entrega da chave, símbolo da confiança e do acolhimento ao novo vigário episcopal, que assume com liberdade e autoridade a missão de conduzir a nova região.

A criação deste novo Vicariato representa um marco histórico na organização pastoral da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que se renova continuamente sob a inspiração do Espírito Santo e sob a proteção de São Sebastião, padroeiro da Cidade e da Arquidiocese.

O Vicariato Episcopal Tijuca é composto por 23 paróquias dos bairros da Tijuca, Andaraí, Vila Isabel, Grajaú, Maracanã, Rio Comprido, Estácio, Alto da Boa Vista, Aldeia Campista, Furnas e Usina. Ele foi formado pelo desmembramento do Vicariato Norte e é dividido em três foranias.

A nova unidade eclesiástica compreende 23 paróquias da região da Grande Tijuca. A lista completa das igrejas (paróquias) que o integram inclui: Anunciação a Nossa Senhora – Riachuelo; Apóstolo São Pedro – Cavalcante; Bom Pastor – Tijuca; Divino Espírito Santo e São João Batista – Maracanã; Imaculada Conceição e São Sebastião – Engenho de Dentro; Imaculado Coração de Maria – Méier; Jesus Divino Mestre – Cachambi; Nossa Senhora de Lourdes – Vila Isabel (Basílica); Nossa Senhora da Conceição – Engenho Novo; Nossa Senhora da Penha – Penha (Santuário e Basílica); Nossa Senhora da Vitória – Riachuelo; Nossa Senhora do Líbano – Tijuca; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Grajaú; Sagrados Corações – Tijuca; Santa Edwiges – Tijuca; Santa Teresa do Menino Jesus – Tijuca (Basílica); Santo Afonso – Tijuca; São Camilo de Lellis – Tijuca; São Francisco Xavier – Tijuca (Basílica); São João Batista – Tijuca; ;São José e Nossa Senhora das Dores – Andaraí; São Pio de Pietrelcina – Rio Comprido e São Sebastião – Tijuca (Santuário e Basílica).

A foto oficial da solenidade.

Cônego Valtemário Frazão, um presbítero comprometido com o Evangelho

O Cônego Valtemário Silva Frazão Júnior é presbítero da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, conhecido por sua sólida formação teológica e destacada atuação pastoral e acadêmica. Graduado em Filosofia e Teologia, é Mestre e Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Exerce o magistério como professor da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e do Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Ao longo de seu ministério, exerceu diversas funções pastorais, entre elas a de pároco da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, e Provedor da Venerável Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro, entidade histórica ligada à Arquidiocese.

Recentemente foi nomeado por Dom Orani João Tempesta Vigário Episcopal do recém-criado Vicariato Tijuca, assumindo a missão de animar e coordenar a vida pastoral das paróquias que compõem essa nova porção da Igreja do Rio de Janeiro.

Sua trajetória une competência acadêmica, zelo pastoral e espírito de comunhão eclesial, marcas de um presbítero comprometido com o Evangelho e com o serviço ao povo de Deus.

Galeria de fotos (para ampliar, clique nas miniaturas)

Artigo anteriorCNBB se manifesta após episódios de violência no Rio de Janeiro
Próximo artigoSanto do dia 31 de outubro: Santo Afonso Rodrigues, Confessor