
O título “doutor da Igreja” reconhece os homens e mulheres canonizados que possuíam conhecimento profundo, eram professores excepcionais e contribuíram significativamente para a teologia da Igreja.
Francesca Pollio Fenton , Jonah McKeown / Catholic News Agency
O Vaticano concedeu a São João Henrique Newman o título de Doutor da Igreja no sábado. O santo inglês do século XIX — um ex-sacerdote anglicano que se converteu ao catolicismo — juntou-se a outros 37 santos que receberam a mesma honra.
Nascido em Londres e batizado na Igreja da Inglaterra em 1801, Newman era um sacerdote anglicano, teólogo e escritor popular e respeitado entre seus pares antes de sua conversão ao catolicismo em 1845. Ele foi ordenado sacerdote católico em 1847 e posteriormente nomeado cardeal pelo Papa Leão XIII em 1879.
Como católico, Newman aprofundou e contribuiu para os ensinamentos da Igreja, graças ao seu amplo conhecimento de teologia e à sua aguda percepção dos tempos modernos, fundamentada no Evangelho. Sua obra inclui 40 livros e mais de 20.000 cartas.
Ele faleceu em Edgbaston, Inglaterra, em 1890. Foi beatificado pelo Papa Bento XVI em 19 de setembro de 2010 e canonizado pelo Papa Francisco em 13 de outubro de 2019.
O que é um ‘doutor da Igreja’?
O título “doutor da Igreja” reconhece os homens e mulheres canonizados que possuíam conhecimento profundo, eram professores excepcionais e contribuíram significativamente para a teologia da Igreja.
Tradicionalmente, o título tem sido concedido com base em três requisitos: a santidade manifesta do candidato, confirmada por sua canonização; a eminência doutrinária da pessoa, demonstrada pelo legado de ensinamentos que contribuíram de forma significativa e duradoura para a vida da Igreja; e uma declaração formal da Igreja, geralmente feita por um papa.
Embora seus ensinamentos não sejam considerados infalíveis, ser declarado “doutor” significa que eles contribuíram para a formulação do ensinamento cristão em pelo menos uma área significativa, e esse ensinamento impactou as gerações posteriores.
Quase metade dos santos venerados como doutores na Igreja Católica também são honrados na Igreja Ortodoxa, visto que viveram antes do Grande Cisma de 1054.
O mais recente doutor da Igreja a ser nomeado foi Santo Irineu de Lyon, com o título de “doutor unitatis” (“doutor da unidade”), em 2022. O Papa Francisco já havia nomeado, em 2015 , São Gregório de Narek como doutor da Igreja . O sacerdote, monge, místico e poeta do século X era muito querido entre os cristãos armênios.
Outros santos notáveis que são doutores da Igreja incluem Santa Teresa de Ávila, Santo Agostinho, Santo Ambrósio, Santa Catarina de Siena, São Tomás de Aquino, Santa Teresa de Lisieux, Santo Antônio de Pádua e São Francisco de Sales, entre outros.
Esta matéria foi publicada originalmente em 1º de agosto de 2025 e foi atualizada.