Santuário Basílica inicia a Trezena de São Sebastião com Missa de abertura na Tijuca

Frei Adriano de Lima, após receber a imagem peregrina de Dom José Maria, a conduz até o altar. | Fotos: Angela Zolhof

Celebração foi presidida por Dom José Maria, que trouxe a imagem peregrina após o primeiro dia de visitas a hospitais e comunidades; no dia 20, Missa Solene às 10h e procissão às 16h rumo à Catedral.

Por Pascom / Capuchinhos

Na noite de quarta-feira, no Santuário Basílica de São Sebastião (Igreja dos Capuchinhos), na Tijuca, foi celebrada a Missa de abertura da Trezena de São Sebastião. A Trezena prepara o povo de Deus para a grande festa do Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro e da Arquidiocese de São Sebastião.

A celebração foi presidida por Dom José Maria, bispo auxiliar da Arquidiocese. Ele também conduziu a imagem peregrina de São Sebastião até o Santuário Basílica, entregando-a ao pároco e reitor Frei Adriano Borges de Lima, após um dia inteiro de visitas a vários locais: INCA (Instituto Nacional do Câncer), Hospital dos Servidores, Hospital Souza Aguiar, Clube Naval, Capela de São Sebastião (Chácara do Céu, Morro do Borel), Capela de São Sebastião (Comunidade Casa Branca) e Capela São Sebastião (Morro do Salgueiro). Dom José Maria substituiu o Cardeal Dom Orani Tempesta, que está em Roma.

A partir da esquerda: Frei Adriano de Lima, Dom José Maria e Dom José Ubiratan, após a troca da faixa da imagem peregrina de São Sebastião.

Durante esses dias de oração, fé e esperança, a Igreja é chamada a renovar a confiança no testemunho de São Sebastião, mártir e defensor da vida, e a fortalecer a união da Arquidiocese em torno do seu Padroeiro.

A Trezena de São Sebastião, no formato atual, acontece há cerca de 15 anos. Em janeiro de 2025, a ArqRio informou que foi iniciada a 15ª Trezena, o que indica que a primeira edição foi por volta de 2011.

Sobre o número de devotos que participam da procissão anualmente, não existe um número único e “oficial” que se repita todos os anos, porque as estimativas variam conforme o ano e a fonte. Mesmo assim, é comum aparecerem números na casa de dezenas de milhares de pessoas. Em 2015, por exemplo, a CBN noticiou 100 mil participantes (estimativa atribuída à Polícia Militar). Em 2009, o Jornal do Brasil registrou cerca de 50 mil fiéis. Em 2012, o Terra também relatou quase 50 mil. Já em 2024, uma cobertura mencionou expectativa de 40 mil fiéis ao longo do dia de celebrações no Santuário, mostrando a grande mobilização do povo para a festa.

No dia 20 de janeiro, festa de São Sebastião, a programação no Santuário Basílica, na Tijuca, terá momentos especiais. Pela manhã, o Cardeal Dom Orani Tempesta celebrará a Missa Solene, às 10h. Às 16h, a Procissão Arquidiocesa sai em direção à Catedral de São Sebastião, no Centro do Rio, onde o Cardeal presidirá a Missa de encerramento.

A Novena de São Sebastião, no Santuário Basílica de São Sebastião, terá início neste domingo, 11, às 11h30.

20 de janeiro – A programação no Santuário Basílica de São Sebastião – Tijuca / Centro

10h – Missa Solene na Basílica Santuário de São Sebastião (Tijuca) – Rua Haddock Lobo, 266.
Haverá missas ao longo do dia, a partir das 5h, até o retorno da procissão, por volta das 19h.

16h – Procissão Arquidiocesana (saída da Basílica Santuário de São Sebastião – Tijuca – Rua Haddock Lobo, 266) em direção à Catedral Metropolitana (Centro – Avenida Chile, 245), seguida de Missa Solene de encerramento.

Os autores da nova faixa da imagem peregrina são Fabio Italo (camisa preta), decorador e artista sacro; e Luiz Ferreira, decorador.
Artigo anteriorSanto do dia 8 janeiro: São Severino
Próximo artigoCardeais brasileiros participam em Roma do primeiro Consistório Extraordinário convocado por Leão XIV