
No ano anterior, o Papa Francisco destacou o “perdão”, dizendo que Jesus é como a “Porta” sempre aberta para a reconciliação com Deus, consigo mesmo e com os outros.
A12 Redação
No dia das maiores festas cristãs, a Páscoa e o Natal, todos os fiéis recebem a Bênção Papal “Urbi et Orbi” que quer dizer “à cidade [de Roma] e ao mundo”. Neste ano, no dia 25 de dezembro, receberemos, pela segunda vez, esta bênção por meio do Papa Leão XIV.
Além destas datas principais, a bênção é concedida também na eleição de um novo Papa, portanto, a primeira vez que Leão XIV a direcionou ao povo de Deus foi logo após o Conclave que o elegeu. Este foi o seu primeiro ato público em 8 de maio de 2025.
A Urbi et Orbi é sempre proferida da sacada central da Basílica São Pedro, pois trata-se de um momento solene em que a Igreja concede a Indulgência Plenária, que significa o perdão dos pecados.
Relembre as primeiras palavras do Santo Padre Leão XIV e a primeira Bênção
A bênção no último Natal, pelo Papa Francisco
No ano anterior, o Papa Francisco destacou o “perdão”, dizendo que Jesus é como a “Porta” sempre aberta para a reconciliação com Deus, consigo mesmo e com os outros. Isso foi dito também no contexto do Ano Jubilar da Esperança, quando convidou todos a “atravessá-la” com coragem.
“Entrar pela Porta exige o sacrifício de dar um passo – pequeno sacrifício; dar um passo para uma coisa tão grande –, exige deixar para trás contendas e divisões, para se abandonar nos braços abertos do Menino que é o Príncipe da Paz”, afirmou.
Ainda, ao dar a bênção, ele fez um apelo à paz, pedindo o diálogo em regiões marcadas por guerras, crises humanitárias, fome e sofrimento, lembrando povos e países afetados por conflitos, doenças e injustiças.
Por fim, expressou gratidão àqueles que trabalham silenciosamente pelo bem comum e exortou todos a abrirem o coração a Cristo, como peregrinos da esperança, desejando a um Feliz e Santo Natal.
O que é necessário para receber a bênção?
As condições para recebermos a Indulgência Plenária, segundo o Decreto da Penitenciária Apostólica, são a confissão, receber Jesus na Eucaristia e não ter caído em pecado mortal.
Como é o rito da bênção?
O rito é pronunciado em latim, mas a tradução para o português é esta:
Que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, dos quais no poder e julgamento confiamos, intercedam por nós até o Senhor.
R.: Amém.
Que por meio das orações e dos méritos da Santíssima Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de São João Batista, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e de todos os santos, o Deus onipotente mostre compaixão a vós, e quando perdoados todos os vossos pecados, Jesus Cristo vos conduza à vida eterna.
R.: Amém.
Que o Senhor Todo Poderoso e misericordioso vos conceda indulgência, absolvição, e remissão de todos os vossos pecados, espaço para um verdadeiro e frutuoso arrependimento, mesmo o coração arrependendo-se sempre, e a benção da vida, a graça, a consolação do Espírito Santo e perseverança final nas boas obras.
R.: Amém.
E que a bênção de Deus Todo Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça sempre.
R.: Amém.
Fonte: Padre Pedro Cunha
