
A primeira vela acesa simboliza a esperança que rompe a escuridão e prepara nosso espírito para o encontro com o Senhor
Por Pascom Capuchinhos
O Primeiro Domingo do Advento marca o início do Ano Litúrgico da Igreja e abre o tempo de preparação espiritual para o Natal. Esse domingo convida os fiéis a viverem uma dupla expectativa: a lembrança da vinda histórica de Jesus, cujo nascimento celebramos no Natal, e a vigilância diante de Sua vinda gloriosa no fim dos tempos. Assim, a liturgia nos chama a manter o coração desperto, atento aos sinais de Deus e disposto à conversão.
Neste dia acende-se a primeira vela roxa da Coroa do Advento, símbolo da esperança e da vigilância, lembrando que a luz de Cristo começa a romper a escuridão e indicando que a caminhada espiritual deste tempo litúrgico está apenas começando. O Advento é, portanto, mais do que uma contagem regressiva para o Natal: é uma oportunidade de renovação interior, de deixar para trás o que dispersa e enfraquece a fé e de acolher novamente o Senhor que vem.
O tema central deste domingo é a vigilância. Por isso, a espiritualidade própria deste início de ciclo pode ser resumida em três atitudes essenciais: vigiar, esperar e confiar. É um convite para entrar no Advento com o coração desperto, renovado e cheio de esperança.
Os horários das missas no Santuário Basílica de São Sebastião, neste primeiro Domingo do Advento, são: 7h, 8h30, 11h30, 17h, 18h30.
