Novena de 18 a 26 de novembro em preparação para a Solene Festa de Nossa Senhora das Graças no dia 27

Novena: tempo de renovação da fé e de confiança na proteção maternal de Maria. | Fotos Arquivo Pascom

Participe deste tempo de oração e fé no Santuário da Medalha Milagrosa, celebrando 70 anos de bênçãos sob o olhar materno de Maria

Por Emilton Rocha

Com o tema “Com Maria, 70 anos semeando esperança e colhendo bênçãos”, e o lema “Felizes os que confim no Senhor” (SI 40,5), o Santuário da Medalha Milagrosa, localizado à Rua Dr. Satamini, 333, Tijuca, divulga o início da Novena de Nossa Senhora das Graças cujo período vai de 18 a 26 de novembro preparando para a grande festa no dia 27.

A Novena do Santuário da Medalha Milagrosa, realizada anualmente em novembro, é uma preparação espiritual para a grande Festa de Nossa Senhora das Graças, celebrada em 27 de novembro. Durante nove dias, fiéis se reúnem em oração, cânticos e reflexões, meditando sobre as aparições da Virgem Maria a Santa Catarina Labouré e sobre as graças concedidas por sua intercessão. É um tempo de renovação da fé e de confiança na proteção maternal de Maria, cuja imagem na Medalha Milagrosa recorda o amor de Deus que se derrama sobre o mundo. Cada dia da novena traz um tema específico e, ao final, culmina na solene festa do dia 27, quando o Santuário se enche de devoção, flores e gratidão pelas bênçãos recebidas.

No dia 27 (quinta-feira), dia da festa, a primeira missa será celebrada às 7h, por Dom José Ubiratan Lopes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Em seguida, às 8h30, Padre Erik de Carvalho, CM; às 10h, Dom José Carlos Chakorowski, CM; às 11h30, Cônego Valtemario S. Frazão Jr.; às 13h, Padre Paulo G. Lima.

BÊNÇÃO DAS FAMÍLIAS: 16h, com Frei Adriano de Lima, OFMCap; MISSA DOS DOENTES: às 16h, Padre Allan Ferreira, CM; MISSA SOLENE DE ENCERRAMENTO – às 18h, Padre Agnaldo A. de Paula, CM.

Procissão – A Procissão começará na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada em frente à Cafeteria Pão Nosso, onde às 17h todos rezarão o Santo Terço. Após o Terço, a Procissão seguirá até o Santuário da Medalha Milagrosa, onde será celebrada a Missa de Encerramento.

A Medalha Milagrosa recorda o amor de Deus que se derrama sobre o mundo.

Localizado dentro do complexo da Casa Provincial, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, o Santuário da Medalha Milagrosa foi inaugurado em 1955. Imponente e ao mesmo tempo sóbrio, o Santuário abriga nas laterais duas pequenas capelas, espaços para reuniões e, no subsolo, a cripta com o ossário das Irmãs.

Todos os anos, o local acolhe centenas de peregrinos e devotos que respondem com fé ao convite da Virgem, formulado através de Santa Catarina Labouré: “Vinde aos pés deste altar. Aqui as graças serão derramadas sobre todos os que as pedem”.

É significativa a quantidade de fiéis que acorrem toda segunda-feira e no dia 27 de cada mês para a novena perpétua, movimento que cresce, consideravelmente, em novembro, por ocasião da Festa da Virgem da Medalha Milagrosa. O endereço do Santuário é Rua Dr. Satamini, 333, Tijuca.

Construção do Santuário da Medalha Milagrosa – A construção do Santuário da Medalha Milagrosa, dedicado à Mãe de Deus foi motivada pela canonização da vidente da Virgem Maria, Irmã Catarina Labouré, em 1947. A pedra fundamental foi lançada aos 26 de junho de 1949, com a presença do Cardeal do Rio, na época, D. Jaime Câmara, e a inauguração aconteceu no dia 18 de julho de 1955, com uma solenidade majestosa, presidida por Sua Eminência Revma. D. Lázaro Neves, CM.

A imagem de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa foi transladada para o Santuário no dia 31 de maio de 1981. Com 5 metros e meio de altura e pesando 4,5 toneladas, a imagem foi elevada a uma altura de 60 metros, em cima da torre do Santuário. Em 2003, a Capela Nossa Senhora das Graças e o Santuário da Medalha Milagrosa foram tombados pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

Abaixo, a programação

Artigo anteriorBrasília recebe a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré
Próximo artigoSanto do dia 6 de novembro: São Leonardo de Noblac