Frei Adriano Borges: Gratidão, Fé e Comunhão, o chamado de novembro

Unidos pelos santos, sustentados pela oração e movidos pela gratidão, seguimos firmes na fé, celebrando a vida e a missão do nosso Santuário Basílica.

Frei Adriano Borges de Lima, OFMCap*

Queridos irmãos e irmãs, devotos de São Sebastião e São Francisco, paz e bem!

Entramos no mês de novembro, um tempo profundamente especial para a vida da Igreja e para a nossa caminhada de fé. É um mês em que o coração se volta para o mistério da comunhão dos santos, essa realidade tão bela que nos recorda que a Igreja é uma só — embora viva em três dimensões: a Igreja triunfante, a Igreja padecente e a Igreja peregrina.

Celebramos, no início do mês, a Festa de Todos os Santos (dia 1º), quando lembramos aqueles e aquelas que viveram o Evangelho com fidelidade e hoje estão na glória de Deus, intercedendo por nós. Eles nos mostram que a santidade é possível, que seguir Jesus de coração sincero transforma o mundo e dá sentido à nossa existência.

Olhando para o exemplo do nosso padroeiro São Sebastião, de São Francisco e do servo de Deus Frei Nemésio, sejamos também nós firmes no testemunho da fé, mesmo quando a violência e a injustiça tentam nos calar ou desanimar.

Logo depois, na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos (dia 2), somos convidados a rezar por todos os que partiram e esperam no Senhor. Nossa oração pelos falecidos é expressão de amor e de esperança, pois cremos que a misericórdia de Deus é maior do que qualquer limite humano. Cremos, sobretudo, na força transformadora da ressurreição, que nos renova e consola.

Que Deus acolha na sua glória os nossos entes queridos. Como cheguei há pouco, recordo com carinho do nosso irmão Paulo Roberto Ogliari (Paulão), e convido a vocês recordarem também os demais irmãos e irmãs que tiveram sua Páscoa ao longo desse ano. Somos, assim, uma Igreja que reza e se sustenta na fé: os santos nos inspiram, os que padecem recebem nosso amor orante, e nós, peregrinos, seguimos caminhando rumo à eternidade.

Este mês de novembro é também muito significativo para o nosso Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, pois celebraremos, no dia 5 de novembro, às 18h, a Celebração Eucarística em ação de graças pelo aniversário de 10 anos da elevação desta Igreja à dignidade de Basílica. É um tempo de gratidão, de memória e de renovação da missão que o Senhor nos confia: ser casa de acolhida, de fé e de testemunho do Evangelho. Neste dia festivo, teremos a alegria de acolher Dom Orani João Tempesta, que presidirá a Santa Missa.

Além disso, recordo e convoco as lideranças para vivermos juntos nossa Assembleia Paroquial de 2025, no dia 22, a partir das 13h30. A assembleia é sempre um espaço de escuta, comunhão e esperança, onde, juntos e na escuta do Espírito Santo, discerniremos os caminhos da nossa paróquia. No dia seguinte, encerramos o Ano Litúrgico com a Solenidade de Cristo Rei do Universo (dia 23) e abrimos um novo tempo: o Advento, em que o coração se prepara para acolher o Senhor que vem.

Enfim, caros irmãos e irmãs, desejo que este mês de novembro, cheio de momentos importantes na vida comunitária, nos ajude a contemplar o mistério da vida eterna, a viver com gratidão o presente e a renovar o compromisso de ser uma Igreja viva, acolhedora, fraterna e missionária, guiada pelo exemplo dos santos e sustentada pela graça de Deus.

Com carinho e bênção fraterna.

*Frei Adriano Borges de Lima (OFMCap) é Pároco e Reitor do Santuário Basílica de São Sebastião, Tijuca (RJ)

Artigo anteriorSanto do dia 31 de outubro: Santo Afonso Rodrigues, Confessor
Próximo artigo1° de novembro: Dia de Todos os Santos