
O autor best-seller Anthony DeStefano explica como pedir um milagre em seu fascinante novo livro. Eis por que ele o escreveu.
Theresa Civantos Barber / Aleteia
Deus realiza milagres? Nós sabemos que sim. Mas será que acreditamos que Ele pode agir por nós, aqui e agora, hoje? Pedir a Deus um milagre é o tema de um novo e fascinante livro: O Livro dos Milagres: Um guia simples para pedir o impossível, de Anthony DeStefano.
Muitos livros falam sobre milagres, mas este é diferente. O autor de best-sellers Anthony DeStefano explica, em uma linguagem clara, prática e teologicamente sólida, como pedir um milagre de uma maneira que alivia o estresse e sacia a alma.
Ele já havia compartilhado com os leitores da Aleteia como começar a pedir um milagre em 4 passos para pedir um milagre (de verdade!). Mas, se você ainda está curioso, ele também contou outras histórias marcantes e a inspiração por trás de seu notável novo livro. Eis a conversa.
O que o inspirou a escrever O Livro dos Milagres (The Miracle Book)?
Acho que tantas pessoas estão sofrendo profundamente — talvez até algumas que estejam lendo agora — mas não sabem como pedir ajuda a Deus, a não ser implorando. Elas suplicam, imploram, fazem promessas — mas, se Deus não responde como esperam, muitos perdem a fé ou caem no desespero.
Eu sabia que tinha que existir um método de oração por um milagre que garantisse a melhor chance possível de Deus nos dizer “sim”, ou pelo menos que resultasse em uma resposta capaz de nos dar paz e saciar nossas almas. Passei anos estudando milagres e acredito ter encontrado esse caminho melhor. Este livro explica o que descobri.
O que você diria a alguém que questiona se milagres são realmente possíveis?
Eu entendo o ceticismo. Cresci como um nova-iorquino cético. E, como católicos, somos chamados a ter cuidado com tudo o que se pareça com magia, por isso evito fórmulas supersticiosas neste livro.
Deus não é uma máquina de vendas automáticas. Você não faz um pedido e o milagre “cai” como uma barra de chocolate. Não é assim que Deus age. Ele é relacional, não transacional.
No entanto — é um fato bíblico que os milagres fazem parte da nossa fé. Jesus realizou milagres e fez promessas ousadas sobre eles. Ele disse: “Pedi e recebereis” e “Nada vos será impossível se tiverdes fé”. São garantias claras de que Deus pode e quer agir de forma milagrosa.
Em resumo, milhões acreditam em milagres não por ingenuidade ou superstição, mas porque têm fé em Cristo. Ao ler meu livro, você não precisa deixar sua razão de lado. Mas também não feche a porta — dê a Deus a chance de surpreendê-lo.
Você tem uma história de milagre favorita para compartilhar?
Sim, tenho um amigo chamado padre Brian, sacerdote em Nova Jersey há 40 anos, a quem chamo de “o padre dos milagres”, porque os milagres parecem segui-lo por onde vai.
Anos atrás, pediram ao padre Brian que rezasse por um bebê recém-nascido, gravemente doente, com falência renal e à beira da morte. Mais ou menos na mesma época, ele visitou um homem de sua paróquia que estava em estado terminal de câncer. Antes um homem dócil, ele havia se tornado agressivo e amargo por causa do sofrimento.
O padre Brian contou a ele sobre o bebê moribundo e sugeriu que oferecesse o seu sofrimento pela criança. Para sua surpresa, o homem concordou e, para sua surpresa ainda maior, imediatamente recuperou a paz interior. Pouco depois, faleceu, sereno e entregue à vontade de Deus.
Logo após o funeral, a mãe do bebê ligou. O padre Brian temeu o pior, mas, em vez disso, soube que os rins da criança tinham voltado a funcionar e que ele estava subitamente saudável. Os médicos não conseguiram explicar. O menino se recuperou e cresceu forte e cheio de vida.
Essa história revela muitos paradoxos da fé: a paz pode vir pelo sofrimento, a força pela fraqueza, a vida pela morte. É incrível o que Deus pode fazer quando rezamos.
Infelizmente o livro ainda não foi traduzido para o português mas pode ser encontrado em inglês nas lojas online.