Por que São Judas é o santo padroeiro das causas perdidas?

Uma vela de São Judas. | Crédito: Francesca Pollio/CNA

Muitas pessoas escolhem carregar a imagem de São Judas em uma medalha ou como um pingente em um colar para se confortar e invocá-lo em momentos de necessidade e cura

Por Francesca Pollio Fenton / Catholic News Agency

Nesta terça-feira, 28 de outubro, a Igreja Católica celebra a festa de São Judas, também conhecido como Tadeu, um dos 12 apóstolos de Jesus. Acredita-se que ele tenha escrito a Carta de Judas, um dos livros mais curtos da Bíblia, e que tenha sido martirizado em Beirute por volta de 65 d.C. Ele é normalmente representado com um porrete ou machado, simbolizando a maneira como morreu, bem como com uma chama acima de sua cabeça, que se refere ao Pentecostes.

Embora Judas não seja muito mencionado na Bíblia e tenha apenas uma citação atribuída a ele no Evangelho de João (14:22), este apóstolo silencioso é extremamente popular entre os católicos hoje. Sua popularidade provavelmente decorre de seu patrocínio a causas perdidas. Diz-se que uma experiência que Judas teve na cidade de Edessa é a razão pela qual ele é associado a situações “impossíveis”.

Segundo o antigo historiador da Igreja, Eusébio, enquanto Jesus ainda estava vivo, o governante Abgar V de Edessa foi acometido por uma doença incurável e dolorosa. Ele ouvira falar dos milagres de Jesus e lhe escreveu uma carta solicitando uma visita. Jesus respondeu que enviaria um de seus discípulos.

Após a ascensão de Jesus ao céu, Judas foi evangelizar perto da cidade de Edessa e visitou Abgar. Judas impôs as mãos sobre o governante doente, e ele teria sido curado instantaneamente.

Muitas pessoas escolhem carregar a imagem de São Judas em uma medalha ou como um pingente em um colar para se confortar e invocá-lo em momentos de necessidade e cura.

Sua festa é compartilhada com São Simão, que também era considerado primo de Jesus e acredita-se que tenha viajado para a Pérsia com Judas, onde ambos foram martirizados.

Oração a São Judas

A seguinte oração pode ser rezada na festa de São Judas ou em qualquer momento em que sua intercessão for necessária:

Santíssimo Apóstolo São Judas Tadeu, fiel servo e amigo de Jesus, a Igreja te honra e invoca universalmente como o padroeiro dos casos difíceis, das coisas quase desesperadoras. Roga por mim; estou tão desamparado e sozinho.

Intercede a Deus por mim para que Ele traga ajuda visível e rápida onde a ajuda é quase impossível. Vem em meu auxílio nesta grande necessidade, para que eu possa receber o consolo e o auxílio do céu em todas as minhas necessidades, tribulações e sofrimentos, particularmente [faça seu pedido aqui], e para que eu possa louvar a Deus contigo e com todos os santos para sempre.

Prometo, ó Beato São Judas Tadeu, lembrar-me sempre deste grande favor que Deus me concedeu e honrar-te sempre como meu especial e poderoso patrono, e encorajar com gratidão a devoção a ti. Amém.

Esta história foi publicada pela primeira vez em 27 de outubro de 2021 e foi atualizada.

Artigo anteriorSanto do dia 28 de outubro: São Judas Tadeu
Próximo artigoCristo Redentor: espelho da fidelidade inquieta entre tradição e inculturação (1931-2025)