Primeira paróquia a celebrar Carlo Acutis em Portugal prepara-se para a canonização

Altar da paróquia de Duas Igrejas | Facebook Beato Carlo Acutis – Paróquia de Duas Igrejas

Será canonizado em 7 de setembro, junto com o beato Pier Giorgio Frassatti. O segundo milagre atribuído a Carlo, que abriu caminho para sua canonização, foi a cura de Valéria Valverde, de 21 anos, da Costa Rica.

Por Natalia Zimbrão / ACI Digital

A paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, em Braga, Portugal, vai ter uma programação de 1 a 7 de setembro para celebrar a canonização de Carlo Acutis. A paróquia foi a primeira em Portugal a difundir a devoção, prestar culto e a expor publicamente aos fiéis as relíquias do futuro santo.

“O programa é simples, mas cheio de simbolismo e centrado na figura do jovem Acutis e na Eucaristia”, diz a paróquia em suas redes sociais.

A programação contará com uma novena ao beato Carlo Acutis na igreja paroquia, de 1 a 6 de setembro, às 18h30, seguida da missa.

No dia 5 de setembro, às 21h, haverá uma palestra do catequista Ricardo Eiras aos mais de 100 jovens que vão ser crismados no final do mês. O encontro será aberto a todos.

No dia da canonização, 7 de setembro, haverá a recitação do terço às 9h45. Às 10h30, o arcebispo emérito de Braga, dom Jorge Ortiga, vai celebrar uma missa solene. Para a paróquia, “a Eucaristia será o momento alto, visto que irá coincidir com a canonização em Roma”. Ao final da missa, “os sinos irão repenicar de alegria, pela oficialização da santidade do Carlo Acutis”.

No mesmo dia, às 16h, haverá adoração Eucarística, recitação do terço meditado pelos jovens da paróquia e uma breve reflexão sobre o são Carlo Acutis, com a presente de padre Renato Oliveira, diretor do departamento da Pastoral do Ensino Superior e diretor-adjunto do Secretariado Pastoral Litúrgica da Diocese de Viana do Castelo. Ao final, será dada a bênção com o Santíssimo e bênção dos doentes.

Carlo Acutis

Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, Reino Unido, de pais italianos, e cresceu em Milão, Itália. Tinha grande amor pela Eucaristia e muito conhecimento em informática. Aplicou este conhecimento para evangelizar. Pesquisou e visitou lugares onde aconteceram milagres eucarísticos e aparições marianas e criou um site com essas informações. Por isso, passou a ser chamado “ciberapóstolo da Eucaristia”, “apóstolo dos millennials” e “apóstolo da Internet”.

Morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, de leucemia. Ao ficar sabendo de sua doença, ofereceu seu sofrimento pela Igreja e pelo papa.

Foi beatificado em 10 de outubro de 2020, depois do reconhecimento de um milagre por sua intercessão que aconteceu com Matheus Vianna, de Campo Grande, que foi curado de uma malformação congênita conhecida como pâncreas anular.

Será canonizado em 7 de setembro, junto com o beato Pier Giorgio Frassatti. O segundo milagre atribuído a Carlo, que abriu caminho para sua canonização, foi a cura de Valéria Valverde, de 21 anos, da Costa Rica. Ela estava à beira da morte depois de ferir gravemente a cabeça em um acidente de bicicleta quando estudava em Florença, Itália, em 2022.

A devoção na paróquia de Duas Igrejas

A devoção a Carlo Acutis na paróquia de Duas Igrejas chegou através do catequista José Esteves. Depois de ler sobre Carlo em um site em italiano, por volta de 2017, interessou-se pela história dele e começou a difundi-la.

Esteves contou à ACI Digital em março que a história de Carlo foi “muito bem aceita” pelos jovens e crianças e todos começaram a comentar sobre ele. Fizeram então um material para divulgar a história na paróquia e logo declararam Carlo Acutis patrono da catequese. Em seguida, começaram a fazer a divulgação pela internet, sobre nas redes sociais, o que também “foi um sucesso”.

Mais tarde, Esteves recebeu um e-mail da Associação Carlo Acutis, agradecendo “pelo fato de difundir e divulgar” a história dele. A paróquia foi presenteada pela associação com uma relíquia de primeiro grau de Carlo, que oi recebida em dezembro de 2022 e entronizada na paróquia em 18 de junho de 2023.

Neste ano, por ocasião da canonização de Carlo, a paróquia inaugurou um novo altar na igreja e um monumento no adro paroquial dedicados a Carlo Acutis.

Artigo anteriorConheça os três títulos de Nossa Senhora Aparecida
Próximo artigoSanto do dia 29 de agosto: Martírio de São João Batista