CNBB lança cartaz da Campanha para a Evangelização 2025

Divulgação: CNBB

Identidade visual apresenta a Sagrada Família pedindo hospedagem nas casas e no coração das pessoas, explica o assessor de Campanhas da CNBB

Por CNBB

A imagem da Sagrada Família de Nazaré é o centro do cartaz da Campanha para a Evangelização 2025. O cartaz foi divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Neste ano, a campanha traz como tema “Hoje, é preciso que eu fique na tua casa!”, uma inspiração bíblica retirada do evangelho de Lucas (19,1). O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, explica que a identidade visual apresenta a Sagrada Família pedindo hospedagem nas casas e no coração das pessoas.

“Se nós ficarmos na árvore de Natal, símbolo de uma festa mais comercial que aparece à esquerda no cartaz, nós não conseguiremos abrir as nossas casas e coração para o Salvador que vem para ficar e permanecer”, disse. A arte foi desenvolvida pelo artista sacro Antônio Batista.

O convite, segundo padre Jean Poul, é abrir as casas e os corações a Cristo e aos irmãos, fazendo dos lares verdadeiras Igrejas domésticas que acolhem a Palavra e o Salvador.

O que é a Campanha para a Evangelização?

Esta campanha foi criada pela CNBB na sua 36ª Assembleia Geral em 1998. Ela se realiza entre a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo e o 3º Domingo do Advento, dia da Coleta Nacional para a Evangelização.

Os resultados são distribuídos da seguinte forma: 45% ficam na própria (arqui)diocese, para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da Igreja Local; 20% vão para o respectivo regional da CNBB, para a sustentação de suas estruturas de evangelização e formação; e 35% são enviados à sede nacional da CNBB, em Brasília, de forma a garantir iniciativas e estruturas nacionais de evangelização, como as Comissões Episcopais que orientam e dinamizam a ação pastoral em todo o Brasil.

Subsídio pastoral e roteiros de celebrações

Além do cartaz, o Setor de Campanhas da CNBB está disponibilizando também um texto para aprofundamento “Reflexão Base” e três roteiros para celebrações. A primeira delas é para montar a Coroa do Advento e acender as velas em cada domingo do Advento. A segunda, para montar o Presépio em família ou na comunidade. E a terceira é para o Natal em Família na Ceia ou Almoço de Natal e um refrão meditativo a ser usado no momento de acender as velas nas celebrações, composto por Adenor Terra, membro da equipe de reflexão do Setor Música Litúrgica da CNBB.

Artigo anteriorSanto do dia 25 de setembro: Santo Alberto de Jerusalém
Próximo artigoVaticano luta contra a disseminação de imagens ‘deepfake’ do Papa Leão XIV